abril 17, 2014

O Presente, de Cecelia Ahern

O Presente
"O tempo é mais precioso que ouro, mais precioso que diamantes, mais precioso que petróleo ou quaisquer tesouros. É o tempo, o que nunca temos em quantidade suficiente. É o tempo que causa a guerra dentro de nossos corações. Devemos usá-lo com sabedoria. O tempo não pode ser embrulhado para presente e deixado embaixo de uma árvore na manhã de Natal.
O tempo não pode ser dado. Mas pode ser compartilhado."

Preciso dizer que no finalzinho do ano passado graças a Novo Conceito, pude ler dois livros com a temática natalina, e eu que adoro essa época, filmes relacionados, tudo que se remeta à Natal, fiquei mais do que ansiosa pra lê-los!! Lendo, descobri que a história não foca-se na festa, apenas se passa no período... Mas enfim, vamos falar de O Presente:

Neste livro, conhecemos Lou Suffern. Um cara super ocupado, com um ótimo trabalho, uma família linda, e que tem de tudo, mas ao mesmo tempo não possui o mais importante... Digamos que Lou é ganancioso, querendo sempre alcançar um patamar mais alto do que já está, não importa onde esteja. Mas nessa agenda apertada, Lou tem que se dividir em dois e acaba perdendo o que mais importa: a sua família.

Numa manhã fria de inverno, próxima do Natal, Lou conhece um morador de rua, Gabe, e estes acabam conversando. Ele acaba percebendo que o cara é uma pessoa legal, que observa coisas que ninguém tem tempo de reparar (muito menos ele), coisas que interessam a Lou, e decide chamar Gabe para trabalhar com ele. Mas, com essa proximidade, Lou repara na capacidade incrível de Gabe parecer estar em dois lugares ao mesmo tempo, e saber informações das quais não deveria saber. Assim, Lou se vê intrigado. Quem raios é Gabe?

Passei boa parte desse livro com raiva do Lou. Eu nunca tinha pensado em como uma pessoa workaholic poderia ser tão insuportável e insensível. Pra mim, os tradicionais workaholics são só viciados em trabalho. Mas Lou não tira seu trabalho do pensamento nem sequer por um segundo, põem sua família em escanteio, magoa sem intenção aqueles que ama... No final, essa raiva toda que eu senti virou pena. O livro nos faz pensar nas coisas que realmente são importantes em nossa vida; nas coisas que damos importância; na família; nas coisas fúteis, e as que por mais que sejam pequenas, são essenciais.  

É incrível o poder da Cecelia Ahern de escrever histórias que tocam, surpreendem, e tem um toque de magia. (Juro, magia de verdade, parece que tem algum tipo de mágica no universo de seus livros. Coisas que por mais que você tente procurar explicação, não tem. Mas no final, não importa...). Eu já li os quatro livros publicados aqui no Brasil da autora, todos eles pela editora Novo Conceito, e não teve um pelo qual eu não tenha me apaixonado. Eu gostaria de contar mais dessa história maravilhosa, que se tornou uma das minhas favoritas, mas eu vou deixar o prazer de conhecê-la pra vocês. Leiam esse livro, vale muito a pena! A história é linda, e o final é emocionante. 

Classificação

Eu chorei like a baby. Acho que vocês deveriam saber.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi! Comente o que realmente achou do post, fico muito feliz com comentários!